No último ano, sites piratas de anime foram derrubados por ações de direitos autorais de estúdios conhecidos. Plataformas como AnimeFenix, Anitaku e GogoAnime encerraram suas atividades enquanto serviços legais, como Crunchyroll e Disney+, continuam a crescer com a popularidade do anime.

No entanto, assim como a metáfora da Hidra, “corte uma cabeça e duas outras surgirão”. Segundo um novo relatório, um site de pirataria de anime tem alcançado números impressionantes, até mesmo superando gigantes do streaming como Disney+ e Crunchyroll.

Anime – Kill la Kill

De acordo com o portal Torrent Freak, o site “HiAnime” recebeu mais de 330 milhões de visitantes em novembro do ano passado. Esses números colocam o site à frente de plataformas como Disney+ e Crunchyroll no tráfego online, embora ainda fiquem abaixo de serviços como Hulu. Vale ressaltar que esses dados não incluem o uso em TVs e consoles de videogame, que representam uma parcela significativa das audiências das plataformas legais.

A luta do Japão contra a pirataria com IA:

Em dezembro passado, a Agência de Assuntos Culturais do Japão destinou 2 milhões de dólares para combater a pirataria digital. Usando inteligência artificial, a agência revelou que a pirataria no mundo do anime e mangá causa prejuízos anuais estimados em 133,8 milhões de dólares. Em nota oficial, a agência declarou:

Há limitações em localizar sites piratas manualmente, pois isso exige tempo e custo. Queremos desenvolver contramedidas eficazes para reduzir sites piratas e proteger os detentores de direitos

Envolvimento do governo dos EUA nos sites piratas de anime:

Toei Animation

Em outubro, o governo dos EUA incluiu o “HiAnime” na lista de “mercados de pirataria notórios”. Apesar disso, o site ainda está em operação no momento desta publicação.

Quer se manter informado sobre o combate à sites piratas de anime? Continue acompanhando o AnimeNew!