Durante a última teleconferência sobre os resultados financeiros, o presidente da Sony, Hiroki Totoki, discutiu pela primeira vez o fracasso do jogo Concord. O jogo causou grandes prejuízos e levou ao fechamento do Firewalk Studios. A experiência, segundo a empresa, serviu como um importante aprendizado para projetos futuros no mercado de games live service.

Totoki destacou a importância de um processo de avaliação rigoroso, ressaltando que a falha em detectar problemas durante o desenvolvimento foi uma das razões para o encerramento do jogo. Ele explicou que a Sony precisa implementar mais “portões” de avaliação, como testes de usuários e análises internas, para identificar falhas e ajustar projetos antes do lançamento. Além disso, ele enfatizou a necessidade de revisar o timing desses portões, indicando que, em projetos como Concord, essas avaliações deveriam ter sido executadas muito antes.

“Para nós, para a nossa reflexão, precisamos de muitos portões, incluindo testes dos usuários ou avaliações internas, e também o timing desses portões”, afirmou Totoki.

A Sony está em fase de aprendizado ao lidar com o segmento de jogos live service e busca definir processos mais criteriosos para evitar erros semelhantes no futuro.

Sony e o impacto do fracasso de Concord na estratégia de games

O lançamento de Concord foi um investimento significativo de US$ 200 milhões. Contudo, o jogo não atingiu o sucesso esperado, levando ao encerramento de seus servidores poucas semanas após o lançamento. Segundo rumores, o ambiente de desenvolvimento sofreu com uma positividade exagerada, dificultando a percepção de problemas e limitando o feedback crítico. Apesar disso, Totoki acredita que os aprendizados extraídos desse projeto contribuirão para a melhoria da estratégia da Sony em futuros lançamentos.

“Além disso, temos uma organização compartimentada, então ultrapassar os limites dessas divisões, tanto em termos de desenvolvimento quanto de vendas, acho que poderia ter sido muito mais tranquilo”, declarou Totoki.

Foto: Divulgação/Sony

Comparação com o sucesso de Helldivers 2

Sadahiko Hayakawa, vice-presidente de finanças da Sony, também compartilhou reflexões sobre o contraste entre Concord e outro jogo live service, Helldivers 2, que foi bem-sucedido. Segundo Hayakawa, o desempenho de ambos os títulos reforça a importância de ajustar conteúdos e de uma abordagem gradual no escalonamento de serviços de jogos ao vivo.

“Lançamos dois jogos como serviço ao vivo este ano. Helldivers 2 foi um grande sucesso, enquanto Concord acabou sendo encerrado. Ganhamos muita experiência e aprendemos muito com ambos”, comentou Hayakawa.

Concord e a série Secret Level

Mesmo com o fim de Concord, o título será mantido como parte da série Secret Level, no Amazon Prime. Desse modo, a Sony poderá aproveitar parcialmente o investimento no projeto. Totoki também destacou a necessidade de maximizar o desempenho de cada título lançado, evitando competições internas entre jogos lançados próximos uns dos outros.

“Queremos ser capazes de selecionar a janela certa e ideal para lançamentos em nossa plataforma, sem canibalização, para maximizar nosso desempenho”, explicou Totoki.

Ao concluir, Hayakawa reforçou que a Sony quer disseminar os aprendizados obtidos com os jogos Concord e Helldivers 2. Assim, beneficiando todos os estúdios da companhia em projetos tanto de single-player quanto de jogos live service. A empresa busca desenvolver um portfólio equilibrado, que combine o sucesso previsível de IPs consolidadas com o crescimento arriscado de novos títulos ao vivo.