O IEM Rio Major 2022 não foi um evento comum de Counter-Strike: Global Offensive, ou mesmo um Major comum. Para a comunidade brasileira de e-sports, o torneio representou a superação de um período turbulento para as modalidades eletrônicas no país.

Um Major de Counter-Strike: Global Offensive estava programado acontecer na Cidade Maravilhosa em 2020, mas a pandemia da COVID-19 eclodiu poucos meses antes do início programado. O evento foi adiado e posteriormente cancelado depois que a pandemia teve um impacto devastador no Brasil. Com o encerramento do torneio, o IEM Rio Major agora sinaliza um futuro brilhante
para os e-sports brasileiros. Ainda que os e-sports não tenham a mesma dimensão de modalidades esportivas adoradas no país, como o futebol e o voleibol, o segmento segue crescendo, atraindo cada vez mais fãs e investidores e se consolidando como uma paixão nacional entre a população mais jovem.

Uma ótima oportunidade para os organizadores

Foto: GE Esports

A reviravolta da cena dos e-sports não era necessariamente inevitável. Um ponto baixo de otimismo foi atingido quando a ESL e a Valve cancelaram abruptamente o primeiro
Major de Counter-Strike no Brasil, que algumas pessoas já achavam que estava muito atrasado.

Ironicamente, porém, foi o aumento da popularidade de videogames e e-sports relacionado à pandemia que, em última análise, lançou as bases para o que estava por vir. Para a ESL e seus proprietários, a empolgação em torno do retorno do evento e a expansão do público de e-sports criaram uma oportunidade imperdível.

“Em maio de 2022, anunciamos novamente o Major brasileiro de CS:GO como Intel Extreme Masters Rio 2022 Major; e que estaríamos chegando ao Rio de Janeiro no final de outubro e início de novembro de 2022”, explicou Shaun Clark, diretor sênior de ecossistemas de jogos e CS:GO no Grupo ESL FACEIT. “Isso foi recebido com um dos anúncios mais bem-vindos no CS:GO, já que um dos torneios mais esperados estava de volta ao mapa. Tão bem antecipado que os ingressos se esgotaram em uma hora”.

“Isso nos levou ao nosso próximo desafio, como poderíamos evoluir o torneio para acomodar o maior número de fãs possível, e que foi a criação do plano de expansão que publicamos no início de setembro de 2022, incluindo ingressos adicionais a todas as partes do torneio, e até mesmo um Fan Fest com Gaules (o maior streamer de esports do Brasil)”, concluiu Clark.

Com a oportunidade vieram novos desafios para os organizadores do evento. Um grande esforço foi envolvido na criação e expansão do torneio, e mais de 300 funcionários, incluindo a mesma equipe principal que administra os pilares do IEM como Katowice e Colônia, vieram ao Rio para garantir que o primeiro Major do Brasil fosse trazido à vida.

Mercado brasileiro ganha destaque

Foto: Divulgação/ESL

O Brasil tornou-se rapidamente uma parte central da máquina mundial de e-sports, já que sua base de fãs lança consistentemente equipes e jogadores ao topo do mundo
em termos de engajamento e popularidade. O exemplo mais notório é a LOUD, que em 2022 foi a organização de e-sports mais comentada no Twitter, além de ser nome
constante nos mercados de e-sports da Midnite.

Esses aspectos apóiam os esforços cada vez mais audaciosos da ESL no mercado brasileiro. “E-sports e jogos no Brasil estão em ascensão substancial e há muito tempo”, acrescentou Clark. “A comunidade lá é uma das bases de fãs mais apaixonadas por e-sports, não apenas CS:GO. Estamos muito empolgados com o futuro do Grupo ESL FACEIT, dos esports e dos jogos na América do Sul”.

O Rio Major foi um tremendo sucesso comercial para o Brasil e a ESL. Além de lotar eventos e aumentar as vendas de camisas, o evento ajudou as organizações brasileiras de e-sports a conseguir patrocínios lucrativos.

Segundo Eli McCarrel, diretor de parcerias globais do Grupo ESL FACEIT, há potencial de negócios tanto no Rio Major quanto no mercado sul-americano. “A América do Sul é um mercado empolgante e importante para nossos parceiros de marca, e eles esperam oferecer experiências incríveis para a comunidade apaixonada de CS:GO no Brasil”.

“Este é um grande passo para construir mais oportunidades para nossos fãs na América do Sul. Estamos empolgados em crescer neste mercado e oferecer experiências mais incríveis para nossos parceiros de marca e para a comunidade de e-sports e jogos. Estamos ansiosos para fazer parcerias com mais marcas no futuro que compartilhem o mesmo entusiasmo no Brasil e na América do Sul”, concluiu McCarrel.

As partes interessadas e os investidores estarão prestando mais atenção à expansão dos e-sports brasileiros, à medida que um período instável chega ao fim e o Rio Major se encerra com gritos estridentes, emoção óbvia e histórias para contar. É óbvio para o Grupo ESL FACEIT. Clark concluiu: “Queremos fazer mais na região, e faremos mais”.