Anime: Tengen Toppan Gurren Lagann

Estúdio: Gainax
Episódios: 27
Sinopse: Em sua vila subterrânea, Kamina e Simon vivem de acordo com as regras impostas pelo chefe da vila. Tudo isso muda, quando Simon depara-se com um fantástico aparelho, no mesmo momento em que a paz na vila é quebrada por um violento intruso, seguidamente pela aparição de uma garota que combatia esse intruso, Yoko. Após esses acontecimentos, onde o “caminho para a superfície”, é somente o início, eles passam a seguir caminhos que jamais poderiam imaginar. A jornada da Brigada Gurren começa, então.

Dedeco: Tengen Toppa é o anime que me fez repensar o meu conceito a respeito de animes do gênero Mecha. A construção da história e dos personagens é muito mais complexa e ampla do que a gente pensa. Para começar, temos o Simon, um personagem que nos é apresentado como “O escavador”. No início ele parece ser um personagem fraco, mas vamos nos apegando e começando a gostar do personagem. O Kamina dispensa comentários sobre: é simplesmente o personagem mais cativante e mais incrível da obra. Sempre erguendo o Simon e o animando, sendo um líder mesmo. A Yoko servindo como base de fanservice, o que me incomoda bastante, mas ainda sim ela tem o seu papel de importância na obra.

A trilha sonora do anime também é uma coisa sensacional. O timing e a escolha da OST te deixa muito imerso dentro da obra, se sentindo o próprio Kamina ou o Simon e gritando junto a eles.

A obra também foi adaptada para dois filmes, onde resumem muito bem os 27 episódios e tratam de maneira muito mais objetiva.

Para quem gosta de obras do gênero, acredito que vão amar Gurren Lagann.