Anime: Zankyou no Terror

Estúdio: MAPPA
Episódios: 11
Período de exibição: 11 de julho de 2014 a 26 de setembro de 2014
Classificação Etária: +17
Sinopse: Num dia de verão, um bombardeio terrorista subitamente atinge Tóquio. Descobre-se que os culpados por trás desse ato que acordou a nação do seu sono complacente são apenas dois garotos. Agora, os culpados, conhecidos como “Sphinx” (Esfínge) começam um grandioso jogo que engloba todo o território japonês.

“Lembrem-se de nós”

Zankyou no Terror é um anime que me impactou de tantas formas, que eu nem sei se é possível descrever isso num simples texto. Começando pelo enredo que me prendeu do inicio ao fim, pelo menos quando na segunda vez que eu tentei assistir à esse anime.

Já adianto a vocês que se procuram muita ação e coisas explodindo nesse anime, vão se decepcionar, assim como eu quando assisti o primeiro episódio pela primeira vez. Ele começa com um take frenético de perseguição, mas logo já da para perceber que o foco da série é outro, então tenham isso em mente.

Agora falando sobre a grandeza desse anime, posso começar citando os personagens. Eles são uma incógnita no enredo. Ao mesmo tempo em que eles são muito importantes para a história, muito pouco deles são revelados, e tudo que é mostrado acontece em fragmentos, fazendo com que o espectador tenha a mesma agonia que os personagens tem em suas relações com os outros. Há segredos e cada personagem segue seu próprio caminho, fazendo com que a história se divida em 3 partes que se colidem entre si.

Enredo: De um lado temos os jovens Nine e Twelve, misteriosos garotos que começam a elaborar ataques terroristas com um objetivo oculto. De outro temos o investigador Shibazaki, que tenta entender onde as pistas que os garotos deixam vão leva-lo. E em meio a isso tudo temos a jovem Risa que acaba se envolvendo com Twelve sem saber ao certo o que está acontecendo em sua volta.

A trama desse anime é muito boa, mas seu desenvolvimento é um pouco lento, o que pode não agradar a todos, e foi nesse ponto que eu cometi meu primeiro erro quando fui assistir pela primeira vez. Esperei algo mais dinâmico e frenético, mas encontrei um anime que te desafia e intriga. Porém alguns dias depois eu tentei novamente com outra mentalidade e me deparei com um anime que hoje é um dos meus favoritos.

Trilha Sonora: Agora se a trama e os personagens me intrigaram, o que realmente me cativou nesse anime foi sua trilha sonora. Produzido pela grandiosa Yoko Kanno (minha compositora favorita), as músicas desse anime são espetaculares. elas se encaixam perfeitamente nas cenas e nos personagens, além de serem ótimas de ouvir a qualquer momento. Eu mesmo a ouço quase sempre. Um exemplo que eu posso citar da grandiosidade dessa trilha sonora é numa cena em que dois dos personagens estão numa roda gigante e a música da tanta profundidade àquilo que eu assisti inúmeras vezes em looping.

Conclusão: Zankyou no Terror é sem dúvidas um ótimo anime e eu o recomendo fortemente, mas tenham em mente que seu desenvolvimento é um pouco lento e que ele instiga a você pensar, ou seja, dificilmente você vai conseguir só passar o tempo com ele ^^