Filme: Metropolis

Duração: 1 hora e 49 minutos
Classificação: 13+
Estúdio: Madhouse
Ano de exibição: 2001
Diretor: Rintaro (Hayashi Shigeyuki)
Sinopse:Numa grande cidade chamada Metrópolis, humanos e robôs vivem juntos, mas a tensão dessa convivência aumenta a cada dia, criando situações de preconceito e violência. Procurando pelo Dr. Laughton, suspeito de traficar órgãos humanos, o detetive japonês Shunsaku Ban e o seu sobrinho Kenichi chegam à Metropolis. No laboratório do cientista, Kenichi encontra uma garota sem lembranças do seu passado. Ele decide ajudá-la e os dois fogem juntos, enquanto isso o seu tio descobre os segredos mais sombrios dessa estranha cidade regida pelo Duque Vermelho (Duke Red). A partir daí muitos mistérios serão revelados, colocando em risco a existência de Metropolis e até da própria humanidade.

Evandr0: Esse filme vai explodir a sua mente.

Baseado no manga do grande  Osamu Tezuka, Metropolis é um filme que surpreende em todas as áreas e fica até difícil citar tudo. Com roteiro de Otomo Katsuhiro (Akira, Steamboy, Mushishi Live-action) e direção de Hayashi Shigeyuki (Astro Boy, Neo Tokyo, X/1999, Yona Yona Penguin), já da para se esperar algo grandioso, e essa palavra define muito bem esse filme.

Trilha Sonora: Produzida por Toshiyuki Honda, mescla Orquestra com Jazz e surpreende em todos os momentos que aparece. É surreal o impacto que as músicas (principalmente nos momentos de Jazz) fazem nas cenas, mas isso tem um preço muito alto, pois quem não está acostumado com o estilo ou simplesmente não gosta, pode não se agradar nessa parte. Eu particularmente amo ambos os estilos então foi uma experiencia surreal.

Direção: Apesar de contar com um diretor experiente e com vários trabalhos consagrados, confesso que não é algo muito fácil acompanhar o ritmo desse filme. Hora está rápido de frenético, hora lento, possui vários cortes estranhos e algumas cenas simplesmente não se encaixam uma com as outras. De qualquer forma, na primeira vez que eu assisti o filme, gostei disso pois parecia que não queriam ficar enrolando com detalhes inúteis, mas agora que reassisti para fazer esse review, percebo que isso pode não agradar em nada o público.

Personagens e Enredo: Aqui vai o segundo principal ponto desse filme. Os personagens são muito interessantes, porém não há muita informação sobre eles. Não há passado, não há um contexto detalhado. Só um pequeno detalhe aqui e ali, mas esse mistério acaba fazendo bem no desenrolar da história que por si só já é muito complexa. Ao invés de ter vários diálogos ou flashbacks, optaram por mostrar a história como se estivéssemos acabado de chegar naquele universo (o que de certa forma é verdade) e começamos a acompanhar os personagens. Mais uma vez pode não agradar a todos, mas eu achei algo muito interessante nesse aspecto.

Direção de Arte: Finalmente a parte principal desse filme. Visualmente ele é um espetáculo que eu nunca vi em nenhuma outra animação, e olha que estamos falando de um filme de mais de 15 anos. Há muitas luzes, explosões, prédios cores, efeitos e até alguns momentos de 3d, e o melhor de tudo: Funciona. Diferente do que vemos em muitos animes, os efeitos (principalmente o 3d) não fica estranho e da um impacto muito grande na experiencia de assistir esse filme. A qualidade é tamanha que, mesmo se vocês odiaram tudo que eu citei até agora, ainda digo que vale a pena assistir, mesmo que seja só para apreciar os cenários desse filme. Uma coisa que é bom eu avisar é que, mesmo que o visual seja muito realista, os personagens tem o estilo dos personagens de Ozamu Tezuka, ou seja, são muito caricatos, porém isso nem chega a incomodar.

Conclusão: Esse é um filme feito para quem gosta de cinema. Como obra artística é algo fabuloso e é muito triste saber que não teve os créditos que merecia. Porém não é um filme que agrade a todos. Por mais que tenha muita ação, o ritmo geral do filme é bem lento e confuso em algumas partes, as músicas também podem não agradar a todos, mas são muito bem feitas e funcionam. E uma ultima coisa que eu quero destacar é o efeito de neve que é incrivelmente realista. Agora é saber o que vocês acham de tudo isso.

Não deixem de comentar ^^