Anime: Eureka Seven

Estúdio: Bones
Episódios: 50
Período de exibição: 05 de abril de 2009 a 28 de março de 2010
Sinopse: Renton Thurston vive uma vida monótona numa cidade igualmente monótona, e mora com seu rígido avô. Ele sonha em se encontrar com o seu herói – Holland – e tornar-se famoso no mundo do “reefing”. O destino, porém, decidiu que ele faria isso e muito mais, ao lhe dar a chance de se encontrar com uma garota incomum montada em um misterioso mecha. Este encontro se torna o catalisador para um conjunto de eventos que para sempre mudaria a vida de Renton.

“Não sou um fã do gênero mecha, mas indico veementemente este anime”

Para aqueles que buscam um anime mais voltado para aventura e ação, mas que tenha um pouco de romance, acho que essa é a melhor indicação que eu poderia fazer. Além de ser muito divertido e cativante, Eureka Seven trás um dos romances mais bem estruturados que eu já vi, numa perspectiva que o torna convincente, mesmo em meio a vários robôs gigantes.

De um lado temos o jovem Renton, um jovem normal que vive num ambiente futurista porém monótono e afastado das grandes cidades. Ao decorrer da série é notável o desenvolvimento do personagem. Em muito momentos fica evidente o quão imaturo ele é e suas dúvidas da adolescência. De uma hora para outra ele se vê no meio de uma guerra e vira um fugitivo, precisa aprender a lidar com pessoas totalmente diferentes das que ele conhecia e o pior, lidar com seu primeiro amor.

Por outro lado temos um conflito ocorrendo em que política, religião e tecnologia são altamente influentes. O grupo em que Renton se alia, são rebeldes diante do governo conhecidos como Gekkostate. Considerados heróis por muitos, mas sempre gerando conflitos por onde passam. O líder da Gekkostate, Holland Novak, é o grande herói de Renton onde há um grande choque ao descobrir que ele não era bem o que se esperava.

No meio disso tudo, Renton se vê como o único capaz de co- controlar uma maquina de guerra (Nirvash) conhecida como typeZERO e precisa lidar com essa responsabilidade. Além disso, aprender com as falhas se mostra algo muito recorrente nessa trama, o que torna mais mais fácil do espectador se identificar com os personagens.

Aliás, não se iludam, esse é um anime de romance, ele tem muitos conflitos e batalhas, mas o foco principal é o relacionamento de Renton com Eureka, a piloto do Nirvash typeZERO. Ela é uma garota tímida e com grandes problemas para se relacionar com as outras pessoas. Ela também tem uma forte ligação com a typeZERO e a trata como se fosse um ser vivo com sentimentos.

Outras mídias: Eureka Seven faz parte do Projeto Eureka com jogos, novels, mangás e animes. E conta com uma continuação em chamada Eureka Seven AO que não irei entrar em detalhes, pois além de não ter assistido nenhum deles, não faz bem parte da mesma trama. Também há um filme lançado em 2017 que contém alguns acontecimentos anteriores e posteriores ao anime.