Review: Sangatsu no Lion – Um dos melhores animes dos últimos anos

Um anime que é praticamente perfeito, desde de sua produção e adaptação, até sua história e desenvolvimento de personagens. Olha, eu estou simplesmente em êxtase com o termino do anime Sangatsu no Lion. Essa foi uma obra que foi tão boa, mas tão boa que eu realmente vou sentir falta desse anime. Aqui irei falar dos Aspectos técnicos, Construção de personagens, Evolução da história e conclusão/desfecho do anime.

Aspectos técnicos – Nota: 10/10

  • Animação: Sangatsu tem um traço muito próprio para o estilo da obra e que na minha opinião se encaixa de maneira perfeita na obra. Todas as sombras, texturas e efeitos utilizados dentro do anime são uma descrição perfeita das situações e emoções  que estão sendo passadas na hora. Eu realmente gostei desse trabalho e capricho que o estúdio teve com Sangatsu no Lion. O traço do anime não é idêntico ao do mangá, mas também não é uma coisa totalmente desassociada do traço original da mangáka Chika Umino.

©Crunchyroll ©Shaft

 

  • Trilha sonora: Esse é um ponto que alinhou muito com a animação, principalmente por ajudar na transmissão de sentimentos de uma cena para nós espectadores. Eu gostei muito também das Aberturas e Finalizações do anime que encaixaram como uma luva no anime. A sua OST é bem variada e é bem gostosa de se ouvir em off. Um fato legal foi que a banda responsável pela primeira OP e ED do anime, a banda Bump of Chickens, era fã do mangá de sangatsu e a nossa querida mangaká Chika-sensei era fã dessa banda. Logo, acabou que facilitou a escolha da banda para fazer a OP e a ED do anime – Que são muito boas por sinal.
  • Dublagem: Mais um anime que posso bater palmas para o trabalho dos Seiyus. E olha que nem estou falando de um personagem em especial, para mim, todas as vozes se encaixaram em seus personagens, dando a eles graças ao seu trabalho. A voz do Kiriyama e da família kawamoto em geral foram as que eu mais gostei e que vou citar aqui os nomes: Para o nosso protagonista Kiriyama Rei tivemos o Kengo Kawanishi (Tobirma Senju – Naruto e Mikazuki Augus -MSG: Iron-Blooded Orphans), para a irmã mais velha Akari kawamoto tivemos a Ai Kayano (Menma – Ano Hana e Inori – Guitly Crown), para a irmã do meio Hina Kawamoto tivemos a Kana Hanazawa (Shiemi – Ao no Exorcit e Airn Sonohara -Durarara!) e por ultimo mas não menos importante a nossa jovem Momo foi dublada pela Misaki Kuno( Niko Niiyama – Kiznaiver e Serara – Log Horizon) – Com uma equipe dessas não dá para reclamar da dublagem.
  • Roteiro/fidelidade a obra original: Esse é um anime que teve um crescimento muito notável da história e personagens, desde o seu primeiro episódio até o último, e um dos fatores que ajudam é a excelente qualidade da estruturação do roteiro. Outra coisa que podemos notar é a extrema fidelidade ao mangá, e foi um dos fatores que ajudou o anime a manter sua excelente qualidade, já que o estúdio não ficou inventando moda e seguiu a obra do jeito que deve ser feito.

Construção de personagens – Nota: 10/10

Com sinceridade, eu nunca vi um anime que trabalhasse tão bem os seus personagens quanto em Sangatsu no Lion. E o que mais chama a atenção é que essa construção e desenvolvimento não é limitada aos ditos protagonistas, mas também se aplica em vários personagens ditos como secundários, assim expandindo muito o universo da história. E isso é feito de maneira tão boa que não faz a obra perder sua objetividade, mas sim a enriquece dando um motivo do por que o autor resolveu mostrar mais desse personagem. Posso citar como exemplo alguns jogadores de Shogi que na história tem abordada a sua trajetória, objetivos, sonhos e muito mais. Todos esse trabalho e cuidado são essências para a história como um todo, além de possibilitar uma maior identificação com o público. É importante ressaltar que esse anime tem um ritmo bem lento, uma vez que ele foca muito em seus personagens, e isso pode acabar incomodando quem não tem muita paciência.

Desenvolvimento da HistóriaNota: 10/10

Esse é um ponto que queria dar 100/10, uma vez que Sangatsu é uma obra que está em constante evolução, e só melhora a cada episódio. Para se ter um grau de comparação, pegue os primeiros episódios da obra e compare com os últimos, que você vai sentir uma diferença até no tom das cores, trilha sonora e do  próprio tom de voz dos personagens. O desenvolvimento dos protagonistas em especial do Rei é uma coisa impressionante, ele sai de um jovem cheio de arrependimentos, sem experiências sociais e que é dominado sempre por uma áurea escura e depressiva, para um jovem maduro, capaz de sorrir e lidar com pessoas e experiências boas e ruins, além sentir a necessidade de ajudar as pessoas ao seu redor.

Indo para o lado das irmãs Kawamoto, vemos que no início elas eram uma espécie de par de muletas para o Kiriyama , que serviam para levantar e ajuda-lo a sair da antiga “prisão” que era seu passado, sendo como um porto seguro em uma tempestade. Mas que com o tempo também tiveram revelados seus problemas e necessidades. Nesse ponto da história ouve uma troca de papeis, onde agora o Kiriyama era o porto seguro dessa família, alguém que elas podiam contar de todas as maneiras possíveis. Esse processo de mudança e crescimento dos personagens, ocasionou em uma história emocionante de se acompanhar. Esse anime é de verdade uma obra que da uma aula de como se desenvolver seu universo.

Conclusão/Desfecho do anime –  NOTA FINAL: 10/10

Se fosse listar todos os pontos por traz dessa obra eu demoraria tanto que vocês cansariam de ler – e eu de escrever. Mas, espero ter estimulado vocês que ainda tem dúvidas sobre assistir ou não esse anime a realmente correr atrás dele. Sangatsu no lion terminou de maneira magnifica e com um gostinho de quero mais que ficou amargo, por conta de tudo que essa obra me proporcionou. O anime adaptou tudo até o capítulo 89 do mangá e atualmente (data de emissão desse artigo) estamos no capitulo 139. Espero em breve que tenhamos uma terceira temporada de Sangatsu, onde vamos ver o desfecho dessa excelente história.