Filme: Gake no Ue no Ponyo

Duração: 1 hora e 41 minutos.
Estúdio: Studio Ghibli
Ano de exibição: 2008
Diretor: Hayao Miyazaki
Sinopse: O garoto Sousuke encontra um peixinho dourado preso em uma garrafa e decide libertá-lo, sem saber que se trata da deusa do mar Ponyo. Filha de um poderoso mago, ela se comove com a atitude do menino e usa a magia do pai para se transformar em humana. Dessa forma, acredita poder fortalecer a amizade com Sousuke. Porém, a substância de sua poção mágica pode colocar em risco o vilarejo onde mora o menino.

Katy: Como vocês já devem ter percebido estou trazendo, mais uma vez, um filme dos estúdios Ghibli como dica. Gake no Ue no Ponyo é um filme que possuí como temática principal a correlação entre os seres da água e da terra. A princípio, vemos Ponyo, um lindo peixinho que vive no fundo do mar, querendo conhecer o mundo dos humanos. Lá, ela acaba encontrando Sousuke, um menino inteligente, bondoso e gentil, que acaba se encantando pelo “pequeno peixe dourado” (como ele a chama, inicialmente), e logo após, da a ela o nome de Ponyo. A pequenina, acaba se encantando por ele, e decide se tornar humana. O que ela não esperava era que seu pai, não iria gostar nada nada dessa ideia, deixando a nossa protagonista trancada, no fundo do mar.

Outros temas são abordados de uma forma suave, mas que, na minha memória ficarão marcados para sempre, é sobre  a poluição desenfreada dos seres humanos, também questionada pela pequena em algumas cenas do filme

A história nos mostra um amor inocente, que surge através das divergências entre humanos e seres do mar,e que acaba os unindo. Recomendo muito que assistam Ponyo! Vocês podem ver este filme na NETFLIX.