Filme: Hotaru no Haka

Duração: 2 horas e 17 minutos.
Estúdio: Studio Ghibli
Ano de exibição: 1988
Diretor: Isao Takahata
Sinopse: Um dos filmes mais assistidos no Japão, Túmulo dos Vagalumes narra a história de dois irmãos que perdem tudo durante a Segunda Guerra Mundial. Este filme conta o outro lado da Guerra, sendo considerado um clássico.

Katy: O meu comentário contém SPOILERS:

Sem sombra de dúvidas, Hotaru no Haka, também conhecido como Túmulo dos Vagalumes, foi um dos filmes mais fortes que eu assisti, mostrando quais são as consequências da guerra. Os nossos protagonistas tiveram que passar por uma série de problemas, mas que, infelizmente, não foram superados ao longo da história. Vemos dois jovens, que perderam os seus pais por conta da guerra, sendo acolhidos por parentes que pouco se importam com eles, e, depois, sozinhos. Quando decidem sair, tudo que restava para eles era apenas um ao outro.

Setsuko diz, em uma das cenas do filme, em que ela enterra vários vagalumes: Por que os vagalumes tem que morrer tão cedo?

Logo depois, acabamos vendo que, a referência aos vagalumes, que brilham de forma tão intensa, e tem uma vida tão curta, fazia referência a ela e ao próprio irmão, que acabam morrendo de fome, por conta da guerra, bem como também faz alusão a todas as vidas perdidas durante este conflito.

Por fim, posso dizer para vocês que este filme nos emociona, nos deixa triste e nos comovente, bem como nos faz refletir que, a guerra, na verdade, não traz benefícios para ninguém, apenas prejuízos para pessoas de bem, fazendo com que as cenas ali mostradas, jamais se repitam.