Filme: Kaguya-hime no Monogatari

Duração: 2 horas e 17 minutos.
Estúdio: Studio Ghibli
Ano de exibição: 2013
Diretor: Isao Takahata
Sinopse: Kaguya era uma bebê que foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio imperador.

Katy: Com traços delicados e uma história maravilhosa, Kaguya-hime no Monogatari realmente me encantou. No início do filme, vemos uma pequena menina, em roupas de princesa de época, que nasce entre os bambus. Naquele mesmo lugar, o cortador de bambus que estava por ali, a recolhe e a leva para casa. De repente, ao trazer a pequenina, sua esposa fica encantada com a menina, que rapidamente vira um pequeno bebe. Os dois passam a cuidar dela como se filha sua fosse. A princesa – como o casal assim a chama – cresce bem rápido e é encantadora, além de ser super divertida.

Contudo, nem tudo são flores: é de partir o coração quando ela tem que trilhar um novo caminho, e deixar os amigos que fez com tanto carinho para trás. Quando ela vai para a cidade, o momento de alegria que anteriormente havia desaparece, dando lugar a saudade  e as frustrações de todos e da vida que ela havia deixado para trás.