Filme: Clannad the Movie


Duração: 1 hora e 33 minutos.
Estúdio: Toei Animation
Ano de exibição: 2007
Diretor: Osamu Dezaki
Sinopse: Tomoya Okazaki é um delinquente cínico que não tem ambição, pois ele trabalha apáticamente com o ensino médio. Durante sua infância, uma tragédia fez com que seu pai buscasse consolo no alcoolismo e negligenciasse seu filho. No entanto, uma interação humana significativa pode ser uma bênção, como Tomoya aprende quando conhece o enigmático Nagisa Furukawa. A menina estranha oferece um gesto de amizade para Tomoya, mas ele rejeita o pedido, descartando-o como um incidente trivial. No entanto, como ele logo percebe que ele está encontrando Nagisa cada vez mais freqüentemente durante a escola, Tomoya deixa cair suas desculpas e faz amizade com a garota.
Quando ele descobre que o sonho de Nagisa é reviver o Clube do Drama, Tomoya decide derramar seu desapego dos prazeres comuns da vida e dedicar-se a ajudar seu novo amigo alcançar sua ambição. Mas o que começa como uma simples amizade pode progredir em algo muito mais profundo, íntimo e em mudança de vida. À medida que o casal enfrenta várias dificuldades e aflições, Tomoya e Nagisa gradualmente se aproximam dos desafios da vida.

Katy: Clannad é, sem sombra de dúvidas, um dos meus animes favoritos de adaptação de visual novel. A adaptação foi excepcional para as telinhas do cinema, e me arrancou um bucado de lágrimas. Uma coisa que as pessoas podem estranhar de início e a diferença entre o traço do anime para com o traço do filme. Mas, não se preocupem: estes tipos de coisa acontecem mesmo. Contudo, isso não fez com que a obra perdesse a sua essência, ou que ela não foi perfeitamente adaptada. Recomendo muito para os fãs de Clannad e, para aqueles que também não são, que assistam o filme e deem uma oportunidade para essa obra maravilhosa.