1.0 – BIOGRAFIA:
Depois de se formar, ele trabalhou cinco anos em uma desenvolvedora de jogos chamada, Falcon. Seu trabalho nessa empresa era de design gráfico, produtor de animações (de jogos) e material para web. Nesse tempo ele conheceu o grande musico e compositor Tenmon, que viria a ser um grande parceiro do Makoto em suas obras.
2.0 – Estúdio CoMix Wave Films:

3.0 – Principais obras:
– Other Worlds (1997)


Other World (Sub ESP)
– Kanojo to Kanojo no Neko (1999)


A animação teve uma adaptação para anime em 2016, pelo estúdio Liden, sobre a direção de Kazuya Sakamoto. A adaptação teve 4 episódios com a duração média de 7 minutos por episódio. Sinceramente, eu ainda prefiro a original, mas essa adaptação foi muito bonita de se ver. Essa animação ganhou dois prêmios no Japão,o Human Grand Prix in SKIP Creative Human award (2000) e o Grand Prix in 12th DoGA CG-animation contest.
Curiosidade: O próprio Makoto é o seiyuu do gato nesse filme.
– Hoshi no Koe (2002)

Ate hoje esta é uma animação é linda de se ver, e tocante como a distancia pode mudar uma vida. É incrível como esse OVA de apenas 22 minutos, pode te prende e passa os sentimentos dos personagens. Você ver o desenvolvimento da história e dos personagens chega a ser angustiante já que tudo parece levar a um final nada feliz.
Hoshi no koe – Trailer:
– EGAO – Videoclipe (2003)

Esse foi uma animação feita para ilustrar uma musica da cantora Hiromi Iwasaki, onde vemos uma jovem garota em suas diferentes fases da vida, ao lado do seu animalzinho de estimação.
EGAO:
– Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho (2004).

Essa foi a segunda obra que eu vi desse diretor e é uma das minhas preferidas! Beyond the clouds é uma linda historia de amor e amizade que transcendem o tempo e as dificuldades. Essa obra foi uma das que mais deram destaque para o jovem Makoto Shinakai, principalmente pela qualidade da animação, levando em conta o padrão da época. Para você ter uma ideia de comprara essa obra já tem 13 anos , 2017, e impressiona a muitos até hoje.
Kumo no mukou, Yakuzoku no Bashou – Trailer:
– Byousoku 5 Centimeters (2007):

Na primeira parte do filme, denominada “Oukashou”, eles passam a comunicar por cartas até que Takaki descobre que irá se mudar também, para o canto oposto de Akari no Japão. Sabendo que depois disso seria muito difícil se reverem, eles decidem se encontrar e Takaki vai visitar Akari numa viagem de trem.

Em 2014 a Newpop trouxe o mangá de Byousoku aqui para o Brasil em dois volumes que contam a história do filme. É importante ressaltar que o mangá tem um final um pouco mais a frente do que o filme termina, fora que também deixa a situação bem mais clara para o leitor. Essa é uma recomendadíssima leitura
– Neko no Shuukai (2007):

Uma pequena e divertida história que mostra um grupo de gatos que querem se vingar dos humanos por sempre pisarem acidentalmente nos seus rabos.
Neko no Shuukai :
– Hoshi o ou Kodomo (2011):

Sinopse: Asuna vive uma vida solitária. Seu pai faleceu e sua mãe está sempre ocupada com o trabalho no hospital. Sua única diversão é usar o cristal dado por seu pai para escutar seu rádio. Um dia, ela se vê em perigo ao encontrar um “urso” que está atacando pessoas da sua vila e é salva por Shun, um misterioso garoto que diz ser de Agartha, e esse encontro acaba por mudar sua vida para sempre.
Essa é uma linda obra do Miyazaki… Não pera, essa obra é do Makoto mesmo! Sim, a excelente obra Hoshi o Ou kodomo, lfoi lançada no ano de 2011,e mais uma vez, colocou um novo patamar de qualidade no mundo da animação. Essa obra se difere bastante do estilo das obras do Makoto em geral, mas ainda sim é uma obra muito emocionte e bem trabalhada. Outra coisa que chama a atenção , sem dúvidas, é a semelhança do traço desse filme com as obras do grande Hayao Miyazaki, o que na minha opinião, foi uma homenagem ao diretor.
Hoshi wo Ou Kodomo – Trailer:
– Dareka no Manazashi (2013)


Sinopse: Este curta conta a história de Aya, que há dois anos saiu de casa para trabalhar. Com isso, e pai de Aya passou a viver sozinho com sua gata Mii-san. Após um longo dia no trabalho, enquanto Aya tenta dormir, ela lembra do tempo em que sua família vivia junto. Lembra da tristeza que sentiu quando sua mãe teve que ir embora, e como ficou feliz no dia que seu pai trouxe Mii-san para confortá-la. Então, ela recebe uma ligação…

Dareka no Manazashi:
– Kotonoha no Niwa (2013)

Essa é a minha segunda obra favorita do Makoto, e é uma das mais belas histórias que eu já tive o prazer de ler e assistir. Nessa obra já começamos a notar um nível de animação , de novo, surreal quebrando barreiras e barreiras nesse quesito. Essa obra foi tão aclamada que recebeu vários prêmios no japão e no mundo. A obra conta com uma história curta e emocionante, aonde mais uma vez vemos o empecilho para uma relacionamento acontecer. Todavia, essa obra teve um final feliz para ambos os personagens, mesmo eu preferindo algo mais concreto.
Assim como em Byousoku 5 centimenters o mangá veio para o Brasil através da editora newpop, o filme adptado para um mangá de volume único e também deixa o final mais claro para os fãs da obra.
Kotonoha no Niwa Trailer:
– Kimi no na wa (2016)

Sinopse: A história se passa um mês após um cometa cair pela primeira vez em mil anos no Japão. Mitsuba, uma colegial que vive no campo, quer viver na cidade porque ela está cansada da vida no país. Então, há Taki, ele é um estudante do ensino médio que vive em Tóquio com seus amigos enquanto trabalhava como em meio período em um restaurante italiano. Ele também tem um forte interesse em artes plásticas envolvendo arquitetura. Um dia, Mitsuba sonhou de si mesma como um homem jovem. Por outro lado, Taki também tem um sonho em que ele é uma estudante cursando o ensino médio na zona rural. Qual é o segredo por trás de seus sonhos?
Kimi No na Wa é um a melhor obra do Makoto shinkai na minha opinião e de muitos críticos. Foi uma experiência unica ver essa obra no cinemas e com toda a certeza ela vai te emocionar com a qualidade da história, trilha sonora e animação. Esse filme me fez esperar durante praticamente um ano para assisti-lo, porém toda a espera mais do que valeu a pena. Falarei mais sobre o filme na nossa review do mesmo.
BÔNUS ROUND: Aqui está um compilado de comercias que o diretor fez para o canal NHK: